sábado, 29 de janeiro de 2011

Tributo a Katharine Santoro Lopes

Katharine,

Acho que a gente nunca se deu tão bem quanto podia, mas sei que lá no fundo havia um coleguismo muito grande e uma alegria que ficará comigo para sempre. Sei que não tivemos muito contato, mas algumas histórias suas que aconteceram no Sagrada Família ficarão pra sempre na minha memória.

Uma das minhas recordações mais loucas que eu vou guardar de você é a do dia, na sexta série - lembra? - quando soubemos que a professora de português substituta iria sair. Lembro-me até hoje deste dia, quando entraram na sala dizendo que você ia pular da passarela das freiras se ela não virasse a titular. Acabou que o colégio inteiro foi lá pra ver o que estava acontecendo e até eu fui lá tentar negociar a rendição. No momento foi tenso, mas hoje lembro com um largo sorriso, e tenho certeza que você lembra da mesma forma.

Lembro-me também de uma briga que tivemos, não me lembro o motivo, mas lembro do desfecho: uma furo no meu braço feito com uma caneta azul da Faber-Castell. Fomos os dois parar na diretoria e eu tive que fazer um curativo, por menor que fosse o buraco, com medo de pegar uma infecção. Depois, voltamos os dois conversando e sorrindo pra sala de aula, como se nada tivesse acontecido.

Lembro-me também de uma vez quando um aluno da nossa turma, o Allan, criou uma enquete no site dele (hospedado no HPG!!!)  e divulgou isso lá na sala de informática. O seu nome era o único completo. A confusão foi tão grande que a diretora teve que ir lá pra resolver. O Allan, esperto como sempre, retirou a enquete do ar, mas a professora, que já tinha a página aberta antes dele tirá-la do ar, tirou um PrintScreen da tela. Foi nesse dia que eu aprendi o que o aquele botão mágico fazia. Utilizo isso largamente, e quando eu descobriria essa função sem esse momento?

Uma vez, há muito tempo atrás, quando eu saia da casa de um grande amigo meu, eu encontrei com você. Estávamos eu e Allan. Faziam anos que não nos víamos, e o que mais me surpreendeu foi o carinho que se lembrava de mim e da forma como havia amadurecido e ficado tão bela. Não, não teríamos nenhuma chance, mas hoje eu confesso que se eu tivesse tido mais paciência, mais chances de nos conhecermos melhor, estaríamos muito mais próximos e formando uma bela amizade.

Sei que são simples lembranças, mas que vou guardar pra sempre.

Confesso que nunca me imaginei escrevendo isso - quem pudera imaginar que ela, na flor da idade, fosse morrer dessa forma tão trágica - mas ficam aqui as minhas lembranças, para que pelo menos um pouquinho de você ainda fique guardado para a eternidade.

Fique com Deus e descanse em paz, Katharine. Saiba que daqui estamos todos enviando forças pra você e vê se não esquece dos amigos, tá!? Olha daí de cima pra gente.

Vamos todos sentir muita falta.

Um grande beijo,

André

Katharine Santoro Lopes
* 21/09/1991
+ 28/01/2011

--

Katharine estudou comigo na turma 163 em 2003 no Colégio Educandário Sagrada Família, em Vila Isabel - Rio de Janeiro. No ano seguinte, com o fim do turno da tarde, fomos os dois para turmas diferentes, eu na 171 e ela na 172, mas mantivemos algum contato. O mesmo se repetiu na 8ª série. Desde o fim de 2005 eu não tinha mais grandes contatos com ela, quando em 2008 eu encontrei-a na Av. 28 de Setembro, junto com o Allan. Desde então, algumas vezes em que eu andava pela av, encontrávamos e apenas nos cumprimentávamos. Tinha notícias dela através de alguns amigos e das atualizações no Orkut. Por menor que tenha sido o meu contato com ela, sei que era uma pessoa muito boa, alegre, e que fará falta para muitos.

11 comentários:

  1. É... Katharine era com certeza sinal de alegria! Menina alegre, lerda, falante não se ingênua ou esperta, mas ninguém consegui ficar quieto perto dela! A conheci em uma entrevista de emprego, ela estava ao meu lado. Nós recebemos um crachá e uma caneta pra colocar nosso nome, ela além de colocar o nome com letras "desenhadas" ainda resolveu fazer florzinhas, borboletas... e eu esperando!! Caraca! Que raiva.... A mulher separou o pessoal em grupo e lá estava ela no meu grupo, foi onde conheci e me encantei por essa menina mulher. Linda, engraçada, sempre de bom humor, adorava uma farra. ganhei ingressos pra assistir exaltasamba no citybank e ela foi comigo!!! Dia muuito legal!! Não posso deixar de lembrar do dia que ela foi trabalhar com roupa de ginástica, os meninos adoraram, claro. Mas foi um bafafá... Ou quando mandou o supervisor se fuder? Momentos inesquecíveis!!!

    Kath, sua alegria ficará sempre em minha mente! Nuca esquecerei de suas maluquices!!! Desejo muita força e coragem aos pais, para que possam seguir a vida com essa ausência tão repentina!!

    Um grande abraço a todos os amigos!
    Cristiane Kloss

    ResponderExcluir
  2. Katharine era realmente o retrato da alegria! Nunca esquecerei o sorriso e a simpatia dessa menina tao meiga, que sempre nos alegrou! Que Deus possa confortar a família nesse momento!Tive o prazer de conhece-la e aprender muito com ela!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Lembranças...

    Essa é a parte mais triste quando as pessoas vão embora a única coisa que fica é a saudade e as lembranças.

    Eu entrei no blog porque a Déborah que estudou com a gente me passou. E lendo o texto me lembrei exatamente do dia.
    Estavamos todos na sala e eu lembro da professora substituta o nome dela era Flávia ou algo do tipo e todo mundo gostava dela só pq ela era mais nova do que a Maria Cristina (que foi uma professora muito legal também mas metade da turma não gostava dela) aahaha, mas esse dia foi bem cômico o professor de matemática foi tirar ela de lá e todo mundo foi atrás, momentos esses que hoje vão ficar na lembrança. Outro fato engraçado que não sei se o pessoal lembra foi um dia que teve guerra de bombom na sala de aula, acho que tudo isso foi na 6° série. Quando o chato do professor de matemática chegou na sala tinha um pessoal na frente tacando bombom (nesse eu participei e lembro que a Katharine estava também.)

    Quanto ao Allan sem comentários ahahahha.

    Agora o que podemos fazer é orar para que ela possa estar bem e em paz seja aonde for.

    Bjos
    Carolina Marques

    ResponderExcluir
  4. KATHERINE PRIMA QUERIDA MEIGA AGRADAVÉL MAIS MALUQUINHA QUANDO TODOS PASSÁVAMOS NATAL ANO NOVO CARNAVAL EM PIRATININGA COMO NOS DIVERTÍAMOS . PRIMA FICA AQUI TODO O MEU AMOR E CARINHO POR TI .PRA SEMPRE SUA PRIMA PRETA.

    ResponderExcluir
  5. Amigona de minha filha,ia muito estudar lá em casa.Sempre alegre e feliz .Que vc minha querida possa descansar em paz,que o brilho de seus olhos possam resplandecer junto de Jesus.Que os espíritos de luz a conduzam nesta sua nova caminhada.Fica em paz vc merece.
    Tia Rô

    ResponderExcluir
  6. A missa de katharine é na segunda-feira na igreja de nossa senhora de lourdes na vinte e oito de setembro as 19 horas, divulgue por favor.rosaria

    ResponderExcluir
  7. Aqui quem escreve é sua tia cristiane estou muito triste com essa noticia apesar de saber hoje porque não puderam me avisar para eu ir a lembrança maior é que quando ela era pequena ela brincava comigo e dizia tia estou com um zumbido no ouvido aqui fica essa lembrança que Deus possa consolar o coração de seus pais e familiares......

    ResponderExcluir
  8. prima rayssa
    Soberano Deus e Eterno Pai!Entro em sua presença nesta hora, para
    pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: Física,
    financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por
    algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos
    e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim! Nessa
    hora seja desfeito todo mal, em nome do Senhor Jesus, envia anjos ao
    redor da vida dela(dele), e faz dela mais que vencedora... Para que o nome do
    senhor seja glorificado através dessa oração. E se você crê! Estará
    concordando, enviando esta oração a todas as pessoas que você sentir a
    vontade em seu coração, inclusive para mim, e assim todos nós seremos
    abençoados, em nome do Senhor Jesus. Recebi essa mensagem e lembrei de
    vc! Deus te abençoe poderosamente em nome de Jesus, amém.
    Você crê?! Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o,
    mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se
    nesta frase ... "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de
    Deus não irá protegê-lo." Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje,
    algo que você tem esperado ouvir. Por favor, não quebre! Apenas 27
    palavras. Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas
    as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha
    família em nome de Jesus ... AMEM Esta oração é muito poderosa. Passe
    essa oração para 12 pessoas OU MAIS. Uma bênção está vindo para você na
    forma de um novo emprego, uma casa, saúde. Não quebre ou faça perguntas.
    Este é um teste. Será que Deus está em primeiro lugar na sua vida? Se
    assim for, pare o que estiver fazendo, e envie para todos os seus
    contatos. Observe o que ele faz!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Sou Prima de sua mae Cristina, tenho algumas lembrancas dela ainda pequena, levada, teimosa, mais meiga tambem. Estivemos juntas pela ultima vez ano passado, no Hospital, numa visita a sua avo, ela estava linda, adoravel, menina mulher.
    Enfim, tudo e no tempo de Deus e nao no nosso.DEUS FOI JUSTO E ELA CUMPRIU O TEMPO QUE LHE ESTAVA DESTINADO. Descanse em paz! Amem!

    ResponderExcluir
  10. Marcia Santoro Peres
    Moro em Porto Alegre,me chamo Marcia Santoro e fiquei muito triste com a notícia.Não cheguei a conhecer Katharine, mas ela era filha da minha prima Cristina, que conheci no Rio de Janeiro quando criança, eu sempre ia passar minhas férias com minha mãe e minhas irmãs na casa da minha avó Adelaide.Acho que ela era um pouco parecida comigo nos comentários que li de seus amigos: (meiga, alegre e curtia festas com música).Te desejo muito paz e que tu continues tua jornada por onde tu estiveres.Coragem aos familiares que por aqui ainda estão.Beijos..Com carinho da prima Marcia Santoro Peres -Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  11. Casino Lake Tahoe, NV Map & Directions
    Casino Lake Tahoe, 김천 출장샵 NV 경기도 출장마사지 is a state of the 목포 출장안마 art casino, hotel, and entertainment destination set in an ideal location for a 인터넷 바카라 사이트 추천 gaming 태백 출장안마 and gaming

    ResponderExcluir